Deixar o sofá e calçar as sapatilhas...

"ALLreSTARt" é a nova marca da Pastoral da Juventude da Diocese de Viseu inspirada pela renovação sinodal e levada a cabo pelos assistentes arciprestais e animadores representantes das assembleias arciprestais ao conselho pastoral diocesano. É uma nova tentativa de descer das "montanhas" que são os eventos mundiais, nacionais e diocesanos aos vales periféricos onde vivem os jovens. Fazer caminho para realizar a cultura do encontro tão aclamada pelo Papa Francisco.

Deixar o "sofá" pode significar deixar a própria comodidade individual, mas não só: significa, também, para os jovens cristãos, deixar a segurança dos próprios grupos ou movimentos para ir ao encontro dos outros jovens, provocando a presença de Jesus Cristo no seu caminho, como no episódio dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35).

A direção diocesana da pastoral da juventude também está a deixar o seu "sofá", que é a realização de atividades sempre festivas para o acompanhamento pedagógico da pastoral da juventude nos seus arciprestados, dando apoio aos seus assistentes e animadores delegados ao conselho pastoral diocesano. Desde a reflexão ao encontro vamos fazendo caminho juntos, e parar para acolher quem deseja entrar neste "comboio" de aventura na viagem para a maturidade da vida e da fé.

"Calçar as sapatilhas" significa "palmilhar" a realidade, quer dizer, medi-la a palmo com realismo, programando a pastoral juvenil na perspetiva da resposta aos desafios que os jovens de hoje nos colocam dentro e fora da experiência eclesial. Isto implica que, a par das atividades que se vão desenvolvendo, se mantenha aceso o fervor que começa por observar e reflectir sobre a realidade que se observa. Para isso, está criado um "laboratório" na ponte entre as assembleias arciprestais e a comissão da juventude presente no conselho pastoral diocesano.

Inscrições até 31 de agosto!!