A 7km... desenhando um itinerário 2019-2022

JMJPortugal2022“A 7km...” é a distância entre Emaús e Jerusalém (cf. Lc 24,13; “duas léguas” = aprox. 7km).

PUBLICAÇÕES: Descarregar PDF's (todos os meses na Oração Taizé)  | Subsídios da Semana de Oração pelas Vocações EVENTOS: pontes2panamá (26-27jan2019) |Assembleia Nacional de Jovens (Leiria, 23fev2019)| Assembleia Diocesana de Jovens (Senhor dos Caminhos, 13 abril 2019) | Oração mensal com cânticos de Taizé (igreja dos Terceiros, ver datas no evento) | Põe-te a tralhão! Não te ponhas na alheta!

JMJ 2016 - Jovens Polacos e Jovens Visienses encontram-se um ano depois

Jovens visienses acolheram, na cidade de Viseu, um grupo de polacos que colaboraram com a organização da Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016, nomeadamente como voluntários, famílias de acolhimento dos jovens visienses que participaram nas jornadas, bem como o comité de receção dos peregrinos portugueses às jornadas. O ponto de encontro foi o Seminário Maior de Viseu, local onde os jovens polacos e respetivas famílias pernoitaram com o maior conforto e fizeram as respetivas refeições, conhecendo um pouco da cozinha portuguesa.

Provenientes da paróquia de Nossa Senhora Ostrobramskiej, na cidade de Chrzanów, acompanhadas pelo pároco, o grupo era formado por 35 pessoas entre crianças, jovens e adultos. Do seu itinerário pelo nosso país constaram uma peregrinação a Fátima, que se encontra a comemorar o centenário das aparições da Nossa Senhora de Fátima, Senhora tão querida nos países mais a leste da Europa, mas também encontros com jovens portugueses, nomeadamente nas dioceses da Guarda, Viseu e Braga, alguns deles acolhidos em suas casas, aquando da JMJ. Apesar do pouco tempo que estiveram em Viseu, foi possível dar a conhecer um pouco da cidade, em especial a zona histórica que ao se encontrar a o evento dos jardins efémeros, se encontrava cheia de vida e animação, algo que entusiasmou muito toda a comitiva, tendo mesmo esquecido o cansaço dos quilómetros já percorridos, para participar nos vários eventos que estavam a decorrer. A partilha de experiências foi intensa entre os jovens, que com imensa curiosidade foram perguntando quais os efeitos da JMJ na Polónia e em resposta os polacos queriam saber mais das atividades que se realizam entre os jovens (e não só) na nossa Diocese. Não partiram em direção a Braga, sem antes passarem pela famosa Rua Direita de Viseu, algo que se mostraram curiosos de conhecer, e participarem na Eucaristia Dominical da Sé Catedral, presidida pelo Cónego Manuel Moreira Matos. À partida deixaram saudades e uma sensação de gratidão de ambas as partes, pela comunhão e amor a Jesus que une e permite viver experiências tão intensas como estas.