JMJPortugal2022PROPOSTA DE ITINERÁRIO 2019-2022
“A 7km...” é a distância entre Emaús e Jerusalém (cf. Lc 24,13; “duas léguas” = aprox. 7km).

Descarregar PDF's

13 ABR. 2019ASSEMBLEIA DIOCESANA PÓS-SINODAL DE JOVENS

13 ABR. 2019
ASSEMBLEIA DIOCESANA PÓS-SINODAL DE JOVENS

4-5 mai. 2019FÁTIMA JOVEM/FESTIVAL NACIONAL

4-5 mai. 2019
FÁTIMA JOVEM/FESTIVAL NACIONAL

11-12 mai. 2019RETIRO P/ ANIMADORES E CATEQUISTAS CRISMA

11-12 mai. 2019
RETIRO P/ ANIMADORES E CATEQUISTAS CRISMA

13 jul. 2019JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE/SILOÉ'19

13 jul. 2019
JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE/SILOÉ'19

«Eu sou missão» – Jornadas Missionárias 2018 dedicadas aos jovens

As Jornadas Missionárias Nacionais 2018 com o tema «Eu sou missão», nos dias 15 e 16 de setembro, estão em sintonia com o momento atual da Igreja que se prepara para o Sínodo dos Bispos, e realizam-se no Seminário do Verbo Divino, em Fátima.

“Nestas jornadas missionárias somos chamados a olhar mais profundamente para os novos rumos da missão ad intra e ad extra, mas nunca esquecendo que estamos centrados na mensagem de Jesus Cristo”, escreve o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

O padre Filipe Diniz destaca que num mundo “cheio de desafios e de curiosidades” o sentido para uma missão sólida e entusiasta “é assumir a perspetiva de um missionário a sair de si para que se encontrar verdadeiramente com Jesus Cristo”.

“É Ele que nos chama a ser missão! Que neste capitulo cada um tenha a capacidade de discernir o seu espírito missionário e que possa colocá-lo em prática, diante de um mundo que necessita de rostos verdadeiros do nosso Mestre”, desenvolve com desejo de “boa missão”.

Em sintonia com a assembleia dos Sínodo dos Bispos, sobre «Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional» (3 a 28 de outubro), as Jornadas Missionárias 2018 têm como tema «Eu sou missão» nos próximos dias 15 e 16, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima. As inscrições encerram dia 7 de setembro.

As Obras Missionárias Pontifícias – Portugal recordam que o Papa Francisco na vigília da JMJ 2016 disse que “para seguir a Jesus, é preciso ter uma boa dose de coragem”.

“A nossa sociedade não é só feita de jovens ‘adormecidos, pasmados ou entontecidos’, felizmente ainda há jovens que aceitam o desafio e se entregam à missão que Jesus nos confiou a cada um de nós, amar o próximo e anunciar o evangelho, seja na sua terra ou casa, seja nas periferias”, acrescenta a organização do encontro.

As Obras Missionárias Pontifícias explicam que as Jornadas Missionárias nacionais se realizam em setembro, depois de um ano de pastoral, de férias que podem ter sido missionárias e às portas de outubro, o mês Missionário por excelência.

Mensagem do Papa para as Vocações