Hino da Semana das Vocações 2019

Subsídios para a Semana das Vocações 2019

pontes2panamá em Sátão

No fim de semana de 26 e 27 de janeiro, realizou-se no Sátão, Arciprestado do Dão o encontro juvenil, Pontes2Panamá.

O objetivo principal deste encontro foi fazer a ponte digital com a XXXIV Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Panamá e foi presidida pelo Papa Francisco.

Assim, durante os dois dias do fim de semana, uma centena de jovens de vários pontos da Diocese de Viseu, viveram todo o espírito de uma JMJ, participando em 3 catequeses, ministradas pelos Padres José Cardoso, André Silva e Eurico Sousa, peregrinando, rezando a Via Sacra das jornadas e assistindo à Vigília com o Papa Francisco em direto, tendo tido a possibilidade de estar em presença do Santíssimo Sacramento, uma vez que o mesmo foi exposto ao mesmo tempo que também era exposto no Panamá.

Houve vários momentos de partilha e convívio entre os jovens, que, graças à colaboração dos agrupamentos de escuteiros de Ferreira de Aves, Rio de Moinhos, Sátão e São Miguel de Vila Boa, puderam usufruir de todas as condições para passarem dois dias fora de casa, vivendo e experienciando as sensações que se sentem ao viver uma JMJ.

Para além dos agrupamentos de escuteiros e de alguns grupos de jovens, toda a sociedade civil colaborou para a realização deste evento, como sejam as Camaras Municipais de Sátão e Aguiar da Beira, algumas Juntas de Freguesia e imensos estabelecimentos comerciais, ao verdadeiro espírito das JMJ.

Vários dos participantes deram o testemunho de que aderiram ao evento Pontes2Panamá sem grandes expectativas ou com a ideia de que iria ser apenas mais um evento, mas no final de forma emocionada, partilharam que viveram algo diferente, que lhes tocou de uma forma profunda e permanente, referindo que vão estar presentes nas JMJ Portugal 2022.

Depois da Missa Paroquial no Sátão e de um delicioso almoço, na presença do Rev. Bispo de Viseu D. António Luciano, do Padre António Jorge, Diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Viseu e de individualidades representantes das forças vivas que apoiaram a realização do evento, os jovens receberam com uma alegria contagiante o anuncio, em direto, do local das próximas JMJ, Portugal 2022.

A JMJ Sátão 2019 – Pontes2Panamá terminou com a bênção e umas belas palavras de envio, por parte de D. António Luciano e com os jovens cantando o hino oficial das JMJ Panamá 2019.