Dom Américo Aguiar na diocese de Viseu Dom Américo Aguiar na diocese de Viseu

JMJ 2023: em Lisboa encontrar “Cristo Vivo”

“E é esse Cristo vivo que nós queremos que os jovens do mundo inteiro encontrem em Lisboa, na JMJ” – disse D. Américo Aguiar aos jovens da diocese de Viseu, pedindo-lhes para fazerem “caminho” juntos.

Rui Saraiva – Portugal

Em plena Semana Santa, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) continuam a sua peregrinação na diocese de Viseu. Ali foram acolhidos no passado domingo dia 3 de abril vindos da diocese da Guarda, numa visita que decorre até 29 deste mês.

Ouça e compartilhe!

Contemplar a cruz e o ícone

À cruz e ao ícone mariano se referiu o bispo de Viseu no Domingo de Ramos, 10 de abril, segundo informa a Agência Ecclesia. “Contemplemos a Cruz da JMJ e o ícone de Maria ‘Salus Populi Romani’, que estes dias estão em peregrinação pela nossa Diocese de Viseu, a caminho da celebração da JMJ, de 1 a 6 de agosto de 2023 em Lisboa” – disse D. António Luciano na homilia da Missa.

O bispo de Viseu agradeceu o dom da peregrinação dos símbolos da JMJ na diocese e evocou “cenários de guerra e de morte na Ucrânia, na Rússia e em tantas partes do mundo, onde a violência, a destruição, o ódio e a vingança abundam e imperam, ceifando milhares de vidas humanas”.

Convidando à vivência da Semana Santa “como um verdadeiro retiro espiritual” e agradecendo “a Jesus o dom da Redenção”, D. António Luciano lembrou o sofrimento de “tantas pessoas inocentes e perseguidas, tantas vítimas de perseguição, de ódio, de violência e maldade e inveja dos homens”.

Entretanto, a peregrinação dos símbolos da JMJ está a fazer mexer a diocese de Viseu. Vigílias de oração, encontros, reflexões e debates têm marcado a presença da cruz peregrina e do ícone mariano por terras de Viseu. Uma visita que também passou pelo ambiente universitário.

Disto nos fala Inês Silva, na sua crónica desta semana, destacando a presença do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, em Viseu para uma Via Sacra. Pediu aos jovens para fazerem “caminho” e encontrarem “Cristo Vivo”.

“Nós temos que fazer caminho”

“A primeira semana dos Símbolos começou junto dos jovens, numa visita às escolas secundárias da cidade de Viseu, com o objetivo de lhes dar a conhecer as Jornadas Mundiais da Juventude. Encerrado o dia com os mais novos, seguiu-se uma vigília feita na igreja Coração de Jesus.

Com o mesmo objetivo da visita às escolas secundárias, o dia de terça-feira, 5 de abril, foi marcado por um roteiro pelas instituições de ensino superior da diocese, tendo terminado com uma mesa-redonda, realizada no Centro Regional de Viseu, da Universidade Católica Portuguesa.

Os três dias seguintes - 6, 7 e 8 de abril – foram preenchidos pela visita às paróquias de Bodiosa, Mões e Cavernães, sendo que em Mões foi oferecida, de forma simbólica, a primeira cruz JMJ para assinalar a passagem dos símbolos JMJ pelas periferias.

A noite de sexta-feira, dia 8 de abril, foi o ponto alto da semana. A igreja dos Terceiros encheu-se para acolher a Via Sacra num encontro intimista com os ícones.

O momento contou com a presença de D. Américo Aguiar, Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da fundação JMJ Lisboa 2023. A marcar presença estiveram também os diferentes movimentos da diocese, que foram responsáveis por dinamizar as estações da oração.

D. Américo Aguiar aproveitou o momento para relembrar os presentes, da necessidade de cativar os jovens para que estes se sintam convidados a participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.

“Nós temos que fazer caminho, cada um e com todos, e é daí que nasce Cristo vivo, vida plena, vida total, que nos ilumina, nos fortalece, nos encoraja. E é esse Cristo vivo que nós queremos que os jovens do mundo inteiro encontrem em Lisboa, na JMJ, mas para isso acontecer eles têm de ser convidados, para isso acontecer eles têm de ser contagiados, para isso acontecer todos nós temos de ser portadores de convite”, reforçou D. Américo Aguiar.

O fim de semana iniciou-se com a peregrinação dos símbolos pelas paróquias do arciprestado de Viseu Urbano culminando numa celebração festiva na igreja de S. José com a presença de D. António Luciano.

Os símbolos vão permanecer em Viseu durante este mês de abril, partindo para a diocese do Funchal no dia 29 deste mês.

A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em 2023.

Laudetur Iesus Christus

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

12 abril 2022, 12:20