• 2018-2019: Esperança no futuro

    NOTA INTRODUTÓRIA:

    No passado dia 11 de outubro de 2018, reuniu a Comissão da Juventude do Conselho Pastoral Diocesano ― formada por dois animadores representantes da assembleia arciprestal e pelos padres assistentes arciprestais ― para objetivar alguns aspetos do caminho da pastoral juvenil deste ano pastoral 2018-2019 que já estamos a viver.

    Um primeiro ponto que é pressuposto do que vem a seguir é a definição do nível de responsabilidade desta referida comissão. Trata-se de órgão de reflexão e não diretamente um órgão executivo. Na verdade, não pretende nem pode substituir os níveis arciprestal e paroquial/unidade paroquial, mas ser ponte entre a realidade dos jovens da nossa sociedade e Igreja e a experiência eclesial aos mai9s altos níveis (nacional e mundial).

    Sem quer afastar-se do plano pastoral diocesano (2016-2019, sob o tema “Família ― Berço de Deus para a Humanidade”), cruza-se com o mesmo através do caminho traçado pelo Santo Padre entre 2016 (JMJ Madrid) e 2019 (JMJ Panamá), com a proposta de três períodos de reflexão mariana à volta de Lucas cap. 1.

    Para que a pastoral juvenil não se esgote na mera realização de atividades, propõe-se objetivar o acompanhamento da juventude naqueles 5 níveis, favorecendo um maior equilíbrio que permita a pastoral ser uma “ponte” que os jovens possam utilizar para estar «em saída», dentro do espírito do Sínodo dos Bispos «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional».

    TEMA 2018-2019: Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38)

    OBJETIVOS:

    I. NÍVEL PAROQUIAL/UNIDADE PASTORAL: A relação entre a catequese da adolescência e o grupo de jovens/movimentos, com a cooperação entre catequistas e animadores, propondo a continuidade do caminho na vida cristã/vocacional dos jovens.

    II. NÍVEL ARCIPRESTAL: Dar início a um processo de formação de animadores e futuros animadores através de encontros arciprestais de aproximação à realidade dos jovens e das técnicas de acompanhamento.

    III. NÍVEL DIOCESANO: Formação espiritual dos animadores com a realização de um retiro para animadores. Realização da Jornada Diocesana da Juventude (Siloé’19).

    IV. NÍVEL NACIONAL: Participação dos animadores nas Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil e de todos os grupos de jovens no Fátima Jovem 2019.

    V. NÍVEL MUNDIAL: JMJ Panamá 2019 ─ sintonia com a ligação do(s) participante(s) de Viseu

    CALENDARIZAÇÃO (as cores indicam a relação com os conrrespondentes níveis indicados acima):

    • 22-27 jan. 2019 ― JMJ Panamá +info
    • 26-27 jan. 2019 ― Fim-de-semana em contacto com a JMJ Panamá NOTA: em processo de candidatura(s)!!
    • 23 fev. 2019 — Assembleia Nacional de Jovens (Fátima)
    • 4-5 mai. 2019 ― Fátima Jovem e Festival Nacional da Canção Religiosa. NOTA: a representação da Diocese de Viseu neste evento dependerá do(s) arciprestado(s) que se candidatarem à realização do Festival Diocesano da Canção Religiosa.
    • 11-12 mai. 2019 ─ Retiro espiritual diocesano para animadores juvenis/catequistas da adolescência/dirigentes dos caminheiros e outros responsáveis e coordenadores de grupos/movimentos que acompanhem adolescentes e jovens.
    • 13 jul. 2019 ─ Siloé’19/Jornada Diocesana da Juventude, em Aguiar da Beira
  • 2017-2018: Coragem no presente

    PROGRAMA 2017-2018

    INTRODUÇÃO:

    "Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus" (Lc 1, 30) – é o tema que o Papa Francisco propõe aos jovens para este ano pastoral 2017-2018. Na Diocese de Viseu, vamos procurar compaginá-lo com o lema do programa pastoral 2017-2019: "Família: Berço de Deus para a Humanidade!". Depois de termos sido acordados para a "memória do passado" (ano 2016-2017), vamos, deixar-nos, à luz daqueles temas, neste ano 2017-2018, motivar pela "coragem no presente", não tendo medo, como Maria, de acolher a graça de Deus que nos vem através das surpresas do caminho. Não nos devemos esquecer que em Cracóvia, o Papa nos convidou a calçar as sapatilhas e a sair do sofá, para irmos ao encontro dos desafios que no nosso tempo são colocados aos jovens. Assim, avaixo, vão-se atualizando alguns pontos de interesse para os animadores que acompanham os jovens e para os jovens em geral, onde quer que se encontrem à procura do sentido das suas vidas.

    OBJETIVOS:

    1. Incentivar os jovens (de dentro e os de fora da Igreja) à resposta do Questionário preparatório do Sínodo dos Bispos de outubro 2018, até ao final de novembro de 2017 (ver aqui uma pré-visualização; ver Comunicado-síntese;
    2. Continuar a fazer uma leitura da realidade da existência dos grupos de jovens, movimentos, associações e obras, dando-as a conhecer neste website e propondo-lhes aos seus animadores que integrem o Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude, através deste formulário;
    3. Apoiar com subsídios (in)formativos os dinamismos arciprestais da pastoral da juventude a partir da Comissão da Juventude presente no Conselho Pastoral Diocesano;
    4. Acompanhar mais de perto a pastoral da juventude no Arciprestado de Lafões, ao encontro do encontro diocesano Siloé'18.

    PROPOSTAS FORMATIVAS:

    CALENDARIZAÇÃO:

    14 out. 2017 Fórum Sínodo dos Bispos 2018, sobre os Jovens [Auditório da Paróquia do Coração de Jesus, Viseu] + info Comunicado-síntese

    04 nov. 2017 XIX Fórum Ecuménico Jovem (FEJ) [Auditório Vita, Braga] + info

     11 nov. 2017 Manhã: Conselho Pastoral Diocesano (responsáveis arciprestais)

    17-18 nov. 2017 IV Encontro Nacional de Leigos (ENL), com um encontro especial para os jovens no dia 17 (sexta-feira) [Viseu] + info

           6 JAN. 2018 VI Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil (Fátima)

    24 fev. 2018 Manhã: Conselho Pastoral Diocesano (responsáveis arciprestais)

    16 jun. 2018 Manhã: Conselho Pastoral Diocesano (responsáveis arciprestais)

    14 jul. 2018 Siloé'18 (Vouzela) + info

  • 2016-2017: Memória do passado

    PROJETO 2016-2017

    Objetivos:

    Fazendo "memória do passado" pastoral, a partir do que foi a experiência das assembleias sinodais, expressa nas Constituições Sinodais e no público Manifesto Profético dos assistentes arciprestais da pastoral da juventude (ver em Documentos), os objetivos que se propõem em acordo com o Plano pastoral Diocesano para esta ano são:

    1. Criação das bases arciprestais da Pastoral da Juventude, tendo como núcleos essenciais os dois animadores eleitos representantes ao Conselho Pastoral Diocesano, assistidos por um presbítero em cada Arciprestado.
    2. Aproveitar a Comissão da Juventude, presente no Conselho Pastoral Diocesano, como laboratório que lê a realidade dos jovens e propõe dinâmicas de animação/acompanhamento, assim como o núcleo a partir do qual se reconstituirá o Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude e a revisão dos seus estatutos.
    3. Realizar, a partir deste Conselho, a Jornada Diocesana da Juventude, animados pela Mensagem do Papa para a XXXII Jornada Mundial da Juventude.
    4. Proporcionais aos jovens a participação nos dinamismos nacionais e internacionais, nomeadamente na leitura e resposta ao documento preparatório do Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» de acordo com as indicações do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

    Agentes:

    • Diretor/Secretariado Diocesano
    • Assistentes Arciprestais
    • Animadores delegados ao Conselho Pastoral Diocesano
    • Párocos
    • Animadores dos grupos, movimentos, associações e obras (a partir do Conselho Diocesano, em revisão)

    Calendarização:

    Out.'16 a Mar.'17 - Solidificação das bases aricprestais, a partir de encontros entre o diretor diocesano e cada núcleo arciprestal (assistente padre e animadores delegados ao Conselho Pastoral Diocesano.

    Nov.'16 - Encerramento do Ano da Misericórdia com a partilha da participação da JMJ Cracóvia'16

    Abr.'17 - Reunião do Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (revisão de estatutos)

    17 Jun.'17 - Reunião do Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (planificação 2017/2018)

    Jul.'17 - Realização da Jornada Diocesana da Juventude [VER AQUI]

    Set.'18 - Apuramento dos dados do Questionário diocesano para o Sínodo dos Jovens e envio à Conferência Episcopal Portuguesa

    9-10 Set.'17 - Jubileu dos Jovens em Fátima - JUBileu JOVEM [VER AQUI]

    Presença nas reuniões do Conselho Pastoral Diocesano, para as quais os representantes arciprestais da juventude são oficialmente convocados, juntamente com o diretor diocesano. Na reunião deste Conselho Diocesano de jun.'17 lançar-se-á o Questionário preparatório do Sínodo dos Jovens (out.'18).