• 2016-2017: Memória do passado

PROJETO 2016-2017

Objetivos:

Fazendo "memória do passado" pastoral, a partir do que foi a experiência das assembleias sinodais, expressa nas Constituições Sinodais e no público Manifesto Profético dos assistentes arciprestais da pastoral da juventude (ver em Documentos), os objetivos que se propõem em acordo com o Plano pastoral Diocesano para esta ano são:

1. Criação das bases arciprestais da Pastoral da Juventude, tendo como núcleos essenciais os dois animadores eleitos representantes ao Conselho Pastoral Diocesano, assistidos por um presbítero em cada Arciprestado.
    2. Aproveitar a Comissão da Juventude, presente no Conselho Pastoral Diocesano, como laboratório que lê a realidade dos jovens e propõe dinâmicas de animação/acompanhamento, assim como o núcleo a partir do qual se reconstituirá o Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude e a revisão dos seus estatutos.
    3. Realizar, a partir deste Conselho, a Jornada Diocesana da Juventude, animados pela Mensagem do Papa para a XXXII Jornada Mundial da Juventude.
    4. Proporcionais aos jovens a participação nos dinamismos nacionais e internacionais, nomeadamente na leitura e resposta ao documento preparatório do Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» de acordo com as indicações do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Agentes:

• Diretor/Secretariado Diocesano
    • Assistentes Arciprestais
    • Animadores delegados ao Conselho Pastoral Diocesano
    • Párocos
    • Animadores dos grupos, movimentos, associações e obras (a partir do Conselho Diocesano, em revisão)

Calendarização:

Out.'16 a Mar.'17 - Solidificação das bases aricprestais, a partir de encontros entre o diretor diocesano e cada núcleo arciprestal (assistente padre e animadores delegados ao Conselho Pastoral Diocesano.

Nov.'16 - Encerramento do Ano da Misericórdia com a partilha da participação da JMJ Cracóvia'16

Abr.'17 - Reunião do Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (revisão de estatutos)

17 Jun.'17 - Reunião do Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (planificação 2017/2018)

Jul.'17 - Realização da Jornada Diocesana da Juventude [VER AQUI]

Set.'18 - Apuramento dos dados do Questionário diocesano para o Sínodo dos Jovens e envio à Conferência Episcopal Portuguesa

9-10 Set.'17 - Jubileu dos Jovens em Fátima - JUBileu JOVEM [VER AQUI]

Presença nas reuniões do Conselho Pastoral Diocesano, para as quais os representantes arciprestais da juventude são oficialmente convocados, juntamente com o diretor diocesano. Na reunião deste Conselho Diocesano de jun.'17 lançar-se-á o Questionário preparatório do Sínodo dos Jovens (out.'18).

• 2017-2018: Coragem no presente

(Será publicado oportunamente.)

• 2018-2019: Esperança no futuro

(Será publicado oportunamente.)

Informações sobre a JMJ Panamá 2017

Inscrições até 31 de agosto!!