• 2017-2018: Coragem no presente

PROGRAMA 2017-2018

INTRODUÇÃO:

"Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus" (Lc 1, 30) – é o tema que o Papa Francisco propõe aos jovens para este ano pastoral 2017-2018. Na Diocese de Viseu, vamos procurar compaginá-lo com o lema do programa pastoral 2017-2019: "Família: Berço de Deus para a Humanidade!". Depois de termos sido acordados para a "memória do passado" (ano 2016-2017), vamos, deixar-nos, à luz daqueles temas, neste ano 2017-2018, motivar pela "coragem no presente", não tendo medo, como Maria, de acolher a graça de Deus que nos vem através das surpresas do caminho. Não nos devemos esquecer que em Cracóvia, o Papa nos convidou a calçar as sapatilhas e a sair do sofá, para irmos ao encontro dos desafios que no nosso tempo são colocados aos jovens. Assim, avaixo, vão-se atualizando alguns pontos de interesse para os animadores que acompanham os jovens e para os jovens em geral, onde quer que se encontrem à procura do sentido das suas vidas.

OBJETIVOS:

1. Incentivar os jovens (de dentro e os de fora da Igreja) à resposta do Questionário preparatório do Sínodo dos Bispos de outubro 2018, até ao final de novembro de 2017 (ver aqui uma pré-visualização);
    2. Continuar a fazer uma leitura da realidade da existência dos grupos de jovens, movimentos, associações e obras, dando-as a conhecer neste website e propondo-lhes aos seus animadores que integrem o Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude;
    3. Apoiar com subsídios (in)formativos os dinamismos arciprestais da pastoral da juventude a partir da Comissão da Juventude presente no Conselho Pastoral Diocesano;
    4. Acompanhar mais de perto a pastoral da juventude no Arciprestado de Lafões, ao encontro do encontro diocesano Siloé'18.

PROPOSTAS FORMATIVAS:

CALENDARIZAÇÃO:

14 out. 2017 Fórum Sínodo dos Bispos 2018, sobre os Jovens [Auditório da Paróquia do Coração de Jesus, Viseu] + info

04 nov. 2017 XIX Fórum Ecuménico Jovem (FEJ) [Auditório Vita, Braga] + info

11 nov. 2017 Manhã: Conselho Pastoral Diocesano (responsáveis arciprestais)/Tarde: Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (animadores) [Centro Sócio-Pastoral Diocesano] + info

17-18 nov. 2017 IV Encontro Nacional de Leigos (ENL), com um encontro especial para os jovens no dia 17 (sexta-feira) [Viseu] + info

24 fev. 2018 Manhã: Conselho Pastoral Diocesano (responsáveis arciprestais)/Tarde: Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (animadores) [Centro Sócio-Pastoral Diocesano] + info

16 jun. 2018 Manhã: Conselho Pastoral Diocesano (responsáveis arciprestais)/Tarde: Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (animadores) [Centro Sócio-Pastoral Diocesano] + info

07 jul. 2018 Siloé'18 [algures no Arciprestado de Lafões]

• 2016-2017: Memória do passado

PROJETO 2016-2017

Objetivos:

Fazendo "memória do passado" pastoral, a partir do que foi a experiência das assembleias sinodais, expressa nas Constituições Sinodais e no público Manifesto Profético dos assistentes arciprestais da pastoral da juventude (ver em Documentos), os objetivos que se propõem em acordo com o Plano pastoral Diocesano para esta ano são:

1. Criação das bases arciprestais da Pastoral da Juventude, tendo como núcleos essenciais os dois animadores eleitos representantes ao Conselho Pastoral Diocesano, assistidos por um presbítero em cada Arciprestado.
    2. Aproveitar a Comissão da Juventude, presente no Conselho Pastoral Diocesano, como laboratório que lê a realidade dos jovens e propõe dinâmicas de animação/acompanhamento, assim como o núcleo a partir do qual se reconstituirá o Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude e a revisão dos seus estatutos.
    3. Realizar, a partir deste Conselho, a Jornada Diocesana da Juventude, animados pela Mensagem do Papa para a XXXII Jornada Mundial da Juventude.
    4. Proporcionais aos jovens a participação nos dinamismos nacionais e internacionais, nomeadamente na leitura e resposta ao documento preparatório do Sínodo dos Bispos sobre «Os jovens, a fé e o discernimento vocacional» de acordo com as indicações do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.

Agentes:

• Diretor/Secretariado Diocesano
    • Assistentes Arciprestais
    • Animadores delegados ao Conselho Pastoral Diocesano
    • Párocos
    • Animadores dos grupos, movimentos, associações e obras (a partir do Conselho Diocesano, em revisão)

Calendarização:

Out.'16 a Mar.'17 - Solidificação das bases aricprestais, a partir de encontros entre o diretor diocesano e cada núcleo arciprestal (assistente padre e animadores delegados ao Conselho Pastoral Diocesano.

Nov.'16 - Encerramento do Ano da Misericórdia com a partilha da participação da JMJ Cracóvia'16

Abr.'17 - Reunião do Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (revisão de estatutos)

17 Jun.'17 - Reunião do Conselho Diocesano da Pastoral da Juventude (planificação 2017/2018)

Jul.'17 - Realização da Jornada Diocesana da Juventude [VER AQUI]

Set.'18 - Apuramento dos dados do Questionário diocesano para o Sínodo dos Jovens e envio à Conferência Episcopal Portuguesa

9-10 Set.'17 - Jubileu dos Jovens em Fátima - JUBileu JOVEM [VER AQUI]

Presença nas reuniões do Conselho Pastoral Diocesano, para as quais os representantes arciprestais da juventude são oficialmente convocados, juntamente com o diretor diocesano. Na reunião deste Conselho Diocesano de jun.'17 lançar-se-á o Questionário preparatório do Sínodo dos Jovens (out.'18).

• 2018-2019: Esperança no futuro

(Será publicado oportunamente.)