Jesus é a nossa certeza!

Nos passados dias 20 e 21 de Outubro, na Cidade de Viseu, realizou-se o TAU DAY. O Tau Day é um encontro dos nossos jovens franciscanos. Foi uma bela ocasião de encontro com o Senhor, de encontro dos jovens uns com os outros, de partilha, de amizade e de fé. Assim que todos os jovens chegaram à nossa cidade de Viseu, fomos recebidos calorosamente pelas irmãs do Sagrado Coração de Maria que nos prepararam dormida e alimentação.

 

Aceitámos também o desafio do Papa Francisco de ir como missionários pelas ruas da cidade "na (in)certeza do Evangelho" porque, se é verdade que a vida tem as suas incertezas, também é verdade que Jesus é a nossa certeza! Nesta experiência de evangelização de rua, encontrámos vários jovens e conversámos com eles. Um deles foi um jovem sérvio de confissão ortodoxa, que é futebolista. Depois de um cumprimento, partilhou na simplicidade a sua situação de vida: está a experimentar solidão longe de casa e dos afetos. Mas disse que reza sempre ao Senhor entregando-lhe a sua vida. Depois de algum tempo de conversa houve lugar para a promessa de uma recordação mutua na oração. Ele confessou que ficou feliz de ter encontrado alguém com quem conversar.

O Tau Day teve vários momentos altos feitos de vários encontros. Os jovens participantes neste Tau Day foram convidados a inscreverem-se em diversos workshops (teatro, evangelização de rua, adoração, música e de acolhimento). Foram momentos vividos de maneiras diferentes, mas todos eles com muita alegria na presença de Jesus.

Vivemos também uma bela Vigília de oração, na Igreja do Mosteiro das irmãs Concepcionistas do Viso. Foi um momento muito acolhedor e intenso preparado pelas irmãs no qual constaram 3 testemunhos de fé (um frei, uma irmã e um casal com um filho).

Concluímos, no domingo, com a Eucaristia onde participaram também algumas famílias, presidida pelo nosso Bispo Dom António Luciano que disse que «este encontro era um prolongamento do Sínodo dos jovens e que estávamos a viver o Sínodo a nível local». A missa foi animada pelos jovens das diversas cidades. Para terminar o nosso Tau Day foi realizado um almoço fruto da oferta generosa de muitos fiéis.

Foi uma experiência desafiante, não foi cheia de emoções como frequentemente acontece, mas foi uma experiência preenchida pela alegria de Jesus que nos acompanhou... É tão fácil ser missionários! Basta acolher o convite do Evangelho e não perder as ocasiões que a vida nos dá. Vivamos sempre na (in)certeza do Evangelho juntos com Jesus.