Notícias rumo à JMJ 2022

Mesnagem do Papa para a JMJ 2020

Organizadores visitam sede anterior no Panamá e iniciam trabalhoo conjunto

Um ano depois do anúncio de Lisboa

Vencedores do logotipo e do hino da jornada anunciados em fevereiro

Vamos buscar a Cruz e o Ícone das JMJ's!

Bispos vão escrever aos jovens

Vaticano cria «observatório» internacional de jovens, com representante português

Institutos Religiosos mobilizados para a Jornada Mundial da Juventude 2022

D. Manuel Clemente aponta a evento religioso e social como «nunca houve» em Portugal

“Cristo Vive à distância de um click!”. – VER, OUVIR E LER”

Bênção das instalações do COL da JMJ Lisboa 2022

Lançados concursos para Logo e Hino

Acompanhar os jovens de hoje

Catequistas debateram ciclo de formação até à JMJ 2022

Novos Diretor e Assistente do SDPJ-Viseu

Nomeado Coordenador Diocesano do COD

Reuniu Comissão Interdiocesana da JMJ2022

Primeiros espaços da JMJ 2022

SAYES - Aprender a dizer sim

Cruz JMJ e Ícone Nª Senhora chegaram a Lisboa

Temas para a Pastoral Juvenil 2019-2022

XI Fórum Internacional da Juventude

Comunicado-síntese e propostas do Fórum Sínodo 2018

No âmbito do Sínodo dos Bispos 2018 o Secretariado da Educação Cristã e o Secretariado da Pastoral Juvenil da diocese de Viseu, uniram-se para levar a cabo, pela primeira vez,  uma Ação de Formação conjunta para todos os agentes diocesanos envolvidos no pastoral da juventude. O Encontro de Formação decorreu no Auditório da Paróquia de Coração de Jesus e contou com a presença de cerca de 70 participantes, a maioria  professores de EMRC, mas também animadores de grupos de jovens, catequistas da adolescência e dirigentes escutistas.

Fomos acolhidos pelo pároco, Pe. Milton Encarnação, e contamos também com a presença dos diretores do Secretariado da Educação Cristã, Diác. Joaquim Cardoso, e do Secretariado da Pastoral Juvenil, Pe. Tó-Jó. Estava também prevista a presença do nosso bispo, D. Ilídio Leandro, que não se pode concretizar por motivos de saúde. Ainda assim o nosso bispo não deixou de nos enviar uma saudação especial e desejar bom trabalho.

Um dos objetivos da organização era sensibilizar todos os participantes para a importância de envolver os jovens no preenchimento do Inquérito sobre o Sínodo 2018. Neste sentido, o Pe. Tó-Jó, diretor do Secretariado da Pastoral Juvenil, fez uma primeira abordagem ao tema apresentando os documentos orientadores do Sínodo e o inquérito. Seguiu-se um trabalho de grupos em que os participantes tinham de responder à seguinte questão: "Como suscitar nos nossos jovens (16 aos 29 anos) o interesse para responderem ao questionário, de maneira a que eles levem outros a preenche-lo? (ideias muito práticas)".

O plenário que se seguiu foi verdadeiramente surpreendente e enriquecedor. Ficou bem claro o principal objetivo deste encontro, o trabalho de continuidade que deve envolver todos os agentes de pastoral que trabalham com a juventude. Neste sentido foi criada uma equipa de trabalho que reunirá amanhã, quarta-feira, para fazer um resumo das propostas apresentadas e enviar a todos, também aos que não puderam estar presentes (professores, animadores de grupos de jovens, catequistas e dirigentes escutistas), a fim de tornar possível e alargada a implementação das mesmas na diocese de Viseu.

Os trabalhos prolongaram-se depois apenas com os professores EMRC. O responsável diocesano deu as boas vindas aos docentes oriundos de outras dioceses e que este ano se encontram a lecionar em Viseu; apresentou a nova equipa de coordenação do Ensino Religioso e coordenou a apresentação do Plano Anual de Atividades. Foram delineadas algumas estratégias e agendadas futuras reuniões de trabalho para os docentes envolvidos nas atividades específicas que envolvem os alunos do 2.º ciclo, do 9.º ano e do secundário.

ELENCO DE PROPOSTAS:

• Da responsabilidade dos Secretariados:

− Disponibilizar em formato Word o questionário para ser preenchido de forma acompanhada nas aulas de EMRC, nos encontros de jovens, etc., previamente à sua inserção on-line. [Ver também em PDF]

− Criar uma moldura onde, no Facebook ou noutras plataformas, os jovens possam mostrar que já preencheram o questionário.

− Proliferação de cartazes que posam ser impressos e colocados em ambientes (paroquiais, escolares e outros) onde os jovens vivem.

• Ao cuidado dos professores, animadores e catequistas:

− Usar as redes sociais para divulgar o link do questionário, a saber: synod…

− Convidar cada jovem que já preencheu o questionário a apadrinhar outro jovem que seja levado preenchê-lo. Este apadrinhamento tem muito mais valor se o jovem apadrinhado andar distante da Igreja.

• Sítios onde podem atualizar a informação sobre o Sínodo:

− Sínodo dos Bispos 2018: http://youth.synod2018.va

− Questionário (PT) – link direto: http://tinyurl.com/sinodojovens