Notícias rumo à JMJ 2022

“Cristo Vive à distância de um click!”. – VER, OUVIR E LER”

Bênção das instalações do COL da JMJ Lisboa 2022

Lançados concursos para Logo e Hino

Acompanhar os jovens de hoje

Catequistas debateram ciclo de formação até à JMJ 2022

Novos Diretor e Assistente do SDPJ-Viseu

Nomeado Coordenador Diocesano do COD

Reuniu Comissão Interdiocesana da JMJ2022

Primeiros espaços da JMJ 2022

SAYES - Aprender a dizer sim

Cruz JMJ e Ícone Nª Senhora chegaram a Lisboa

Temas para a Pastoral Juvenil 2019-2022

XI Fórum Internacional da Juventude

Experiência Taizé Madrid

Viver Taizé é aprender a encontrarmo-nos com Deus, com os outros e sobretudo connosco próprios... viver Taizé é trazer isso para o nosso dia-a-dia, partilhando este espírito que aprendemos a trazer bem dentro de nós com todos aqueles que ‘fazem' esse nosso dia-a-dia: com a nossa família, com os nossos amigos e até mesmo com os desconhecidos que deixam de o ser no instante em que se troca um sorriso, um olhar e se faz desse dia um dia muito mais bonito! Mas nem sempre é fácil manter a chama desse espírito tão acesa dentro de nós ou até perceber como se vive esse espírito quando nunca se foi mesmo a Taizé! Foi daqui que partiu o nosso desejo de participar neste encontro europeu de Taizé em Madrid... o nosso primeiro encontro europeu de Taizé! Ao longo de todo o encontro que se resumiu a quatro dias fomos (re)descobrindo, de forma simples e curiosa, que no meio de tantas barreiras que se erguem pelo mundo, ainda é possível acreditar no quebrar dessas barreiras porque, afinal, ainda existem muitos jovens que, como nós, vivem a sua fé e partilham-na com os outros e tentam fazer deste pequeno mundo um mundo em que ainda é possível ser se feliz. Porque, se pensarmos bem, a única barreira que realmente nos podia diferenciar era a língua em que cada um falava mas que, entre polacos, alemães, eslovenos, bielorrussos, italianos, espanhóis e portugueses se tornava na mais perfeita linguagem do amor entre sorrisos e abraços de desconhecidos, que em poucos dias se tornaram em amigos que nunca mais esqueceremos.

No meio de tudo isto, tivemos ainda a oportunidade de conhecer uma cidade maravilhosa e uma paróquia que nos acolheu de forma calorosa apesar da diferença etária entre as suas gentes e os jovens que acolheram. Todos os dias verificamos o esforço que faziam por vivermos aqueles dias da melhor forma possível, na maneira como organizavam as orações, os momentos nos grupos de reflexão e até mesmo a passagem de ano lembrada de modo modesto mas cuidado, proporcionando mais uma vez a fusão de todas as culturas que ali se interligavam e davam a conhecer aos outros com as partilhas de cada povo ao longo da “Festa das Nações”.

O cansaço que se vinha a acumular e que aparentemente poderia vir a atrapalhar, tornou-se numa ferramenta eficaz para produzir os mais imemoráveis momentos de gargalhadas infindáveis, de descobertas e aprendizagens entre o pequeno grupo com quem partilhámos todos os instantes desta nossa jornada aventureira e com quem reforçámos os laços de amizade que já nos uniam!

Regressámos de coração a transbordar de amizade e luz para começar a percorrer o caminho deste novo ano e com a certeza de que, como o nosso querido Papa Francisco diz “Não tenhais medo de viver a Fé!”

— Inês Monteiro