Notícias rumo à JMJ 2022

SAYES - Aprender a dizer sim

Primeiros espaços da JMJ 2022

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2022

Conduzidos por Maria rumo à Jornada Mundial da Juventude de 2022 em Lisboa, Portugal. O anúncio foi jubiloso, festivo e esperado por todos os portugueses com muita alegria e esperança.

A Igreja que está em Portugal, a hierarquia, os jovens e todos os cristãos tinham este desejo e esta esperança de que um dia as Jornadas Mundiais da Juventude se realizassem em Portugal. O anúncio feito solenemente no domingo no encerramento da Jornada Mundial no Panamá, no final da celebração da Eucaristia, chegou depressa aos confins do mundo. Recebemos a notícia junto de mais de uma centena de jovens que, reunidos no auditório da Câmara Municipal do Satão, estavam a viver esta jornada mundial. Foi uma grande notícia que nos trouxe muita alegria e esperança para trabalharmos cada vez mais com os nossos jovens. A igreja, a família e a sociedade está de mãos dadas com os nossos jovens para juntos fazermos este caminho sinodal até ao verão de 2022. Os jovens da Diocese de Viseu e todos aqueles que se reuniram este fim de semana na atividade juvenil diocesana “pontes2panamá”, construindo “PONTES” em Oliveira de Frades e no Sátão, receberam com entusiasmo e alegria o anúncio do evento. O Papa Francisco estará connosco e de novo em Portugal em 2022.

É uma responsabilidade e um desafio para a hierarquia e toda a Igreja, principalmente os jovens que são chamados a serem autênticas e verdadeiras raízes da fé e da solidariedade num mundo indiferente à procura de Deus por diversos caminhos. Temos que ser fermento de bem, de empenhamento de todos neste acontecimento a partir de um “já” e “agora“, onde todos nos sintamos protagonistas da construção de um mundo novo, libertando-nos da cultura do abandono e da falta de consideração e esperança que caracteriza o nosso mundo.

Recebemos a notícia com muita alegria e em clima de fé junto dos jovens, com a presença de sacerdotes, animadores de grupos e responsáveis de instituições da sociedade civil. A Igreja e Portugal estão de parabéns! Agora, temos um longo caminho a percorrer e uma oportunidade para trabalharmos mais com os jovens, na família, na escola, na universidade, no mundo do trabalho e do lazer. Força para renovar e dinamizar a pastoral juvenil nas dioceses. Neste Ano Missionário, apostemos na formação de animadores de jovens e rezemos para que a nossa Igreja seja enriquecida com o dom de novas vocações. Que nenhuma comunidade fique de fora deste projeto, pois ele é de todos e para todos e responsabiliza-nos a todos.

Que Maria, a Virgem de Fátima, peregrina no Panamá, nos abençoe neste projeto pastoral comum e nos ajude, juntos com os nossos jovens, a fazermos este caminho de fé, de esperança, de amor e de festa até às próximas Jornadas Mundiais da Juventude de 2022 que se celebram em Portugal. Obrigado, Papa Francisco! Conte com a nossa comunhão e oração e com a fé e empenhamento dos jovens da Diocese de Viseu.

+ António Luciano dos Santos Costa,
Bispo de Viseu