Um fim-de-semana diferente!

Nos dias 12, 13 e 14, realizou-se o Encontro Arciprestal da Juventude de Lafões em Junqueira, com a participação de 40 jovens, vindos das paróquias da Junqueira, São Pedro do Sul, São Félix, Várzea, Oliveira de Frades, Queirã, Valadares e Ribeiradio. Rezámos em silêncio, a contemplar a cruz de Cristo, símbolo da vida e da esperança. À luz de velas, rezámos com a Igreja e pela Igreja missionária, ao estilo de Taizé.

A alegria própria da juventude foi uma constante! Cedinho, a malta foi convidada a sair da zona de conforto, “do sofá” que paralisa. Em cada jovem, a vontade era sair, partir sem rumo, de sapatilhas, carregando apenas boa vontade e uma pequena mochila. Foi uma manhã diferente: caminhámos sempre contemplando as maravilhas da criação de Deus, nossa “casa comum”. Como proposta de trabalho, fomos encorajados a dar uma olhada na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco e em algumas passagens do Evangelho. Descobrimos que a natureza é também espaço privilegiado de oração e, motivados pelo cântico das criaturas de S. Francisco de Assis, rezámos com tudo o que estava a nossa volta! Nem mesmo as cobras causaram espanto!

A juventude também leva a coisa a sério. Em sintonia com o Sínodo da Juventude, escutámos as orientações do Papa Francisco e dos bispos. Com a orientação própria de quem conhece o coração da juventude, o professor Abel abriu-nos novos horizontes com a leitura da Exortação Apostólica Cristo Vive, também do Papa Francisco. Em cada parágrafo percebemos que o Papa nos encoraja a SER DE DEUS + SEM DEIXAR DE SER JOVEM!

As nossas cabeças fervilhavam! Mas, ainda houve tempo para uma sessão de cinema, onde visualizamos e refletimos em conjunto, um filme sobre a existência de Deus. A professora Fátima Rodrigues, Leiga para o Desenvolvimento, ajudou-nos nessa análise e partilhou connosco algumas formas de testemunhar a nossa fé! Percebemos que também nós - discípulos e missionários - somos enviados pelo mundo fora para dar testemunho daquilo em que acreditamos.

Certamente, cada jovem participante, cada colaborador e, por que não dizer, cada um de nós em particular, neste Encontro da Juventude do Arciprestado de Lafões, viveu a dinâmica de SER DE DEUS + SEM DEIXAR DE SER JOVEM! Que este encontro seja motivador para o trabalho sinodal da Pastoral Juvenil no Arciprestado de Lafões e constitua já uma etapa de preparação para a JMJ 2022, em Lisboa. Agradecemos ao Grupo de Jovens Arcanjos de Junqueira, aos seus coordenadores e ao Padre Bento pelo excelente acolhimento e organização! Muito obrigado!

Pe. Lindoval Silva
Coordenador da Pastoral Juvenil do  Arciprestado de Lafões,
 Com a colaboração dos Coordenadores do Grupo de Jovem Arcanjo Gabriel da Junqueira.

encontro jovens 19 lafoes 14